A idéia Wiki originou-se da palavra "wikiwiki", que significa "rápido" em havaiano. O conceito, aparentemente, se separou de seu significado original na sua definição técnica "Wiki é uma ferramenta de gerência e desenvolvimento colaborativo de conteúdo" mas que com o uso mostrou que seu criador Ward Cunningham foi feliz em sua escolha, pois a colaboração torna qualquer trabalho mais rápido e ajuda bastante o amadurecimento de conteúdo.
Viver a cultura wiki significa colaborar, somar, ajudar, linkar e mais algum infinitivo do gênero. Você deve estar pronto a trabalhar em cima de algo pré existente, assumindo que alguém vai modificar o que você está fazendo e isso significa crescimento, desenvolvimento. Um tópico wiki (que normalmente pode ser visto como uma página web) bem feito deve ter uma boa soma de links. Não tenha medo, é válido. Todo conteúdo - que pode ser desenvolvido a partir do conteúdo que está sendo gerado - pode ser um novo tópico linkado e criado a partir deste e todo conteúdo pre existente relacionado a este também, seja lá onde estiver. E isso tudo deve acontecer tentando-se ignorar a hierarquia entre os usuários. Assim a cultura wiki desenvolve o conhecimento hipertextual, a ciber-democracia e a linkania.
A primeira ferramenta wiki veio a público em 1 de maio de 1995 depois de pouco mais de dois mêses de trabalho do seu criador Ward Cunningham para abrigar estudos em Padrões de Projetos, o mecanismo recebeu várias funcionalidades tempos depois e é ativo até hoje. Em pouco tempo esse sítio se tornou bastante popular e o mesmo ambiente passou abrigar outros projetos. Foi o próprio criador, Ward Cunningham, quem usou a palavra wiki-wiki para nomear esse tipo de ferramenta e definiu o seu conceito.
O TWiki pode ser descrito como uma ferramenta de desenvolvimento de conteúdo colaborativo na web, uma Wiki, uma ferramenta que permite manter páginas na internet usando apenas o navegador. Porém na realidade o TWiki não pode ser mais visto como uma simples ferramenta, mas sim um ambiente colaborativo.
TWiki é uma abreviatura de Take Five Wiki que é o nome da compania onde seu fundador (PeterThoeny) trabalhou.
O TWiki é um sistema multi-funcional e reconhecidamente maduro, usado por diversas instituições (e pessoas). Ele deu novas funcionalidades ao conhecido padrão wiki como o conceito de Webs. Veja a relação de funcionalidades abaixo:
- Os tópicos são agrupadas em TWiki Webs o que possibilita separar o grupos colaborativos em temas distintos e dar uma "identidade" a essa área temática.
- Auto-link para Wiki Words. Um padrão de escrita que é reconhecido como nome de tópico.
- Criação simples de novos tópicos (um clique).
- Busca simples e avançada, local ou em toadas as webs, usando, ou não, expressões regulares. (veja a ferramenta WebSearch)
- Todos os tópicos e anexos tem seu controle de versão. É possivel ver versões anteriores, as diferenças entre elas, quem fez e quando fez.
- Formatação fácil de texto com a TWikiShorthand.
- Envio automático de e-mail notificando modificações em uma determinada web para os usuários inscritos no tópico de notificação.
- Controle de acesso. O usuário deve ser autenticado (deve logar no sistema) para modificar o conteúdo.
- Controle de acesso baseado em grupos ou usuários para visualização ou edição de determinado tópico ou web. Essas opções são definidas nas opções de configuração das webs e tópicos.
- Upload de arquivos para anexação em tópicos.
- Variáveis permitem a composição dinâmica de conteúdo.
- Estatisticas de webs mostram os tópicos mais populares e os maiores contribuidores.
- Quatro níveis de preferências: Preferências do TWiki (nível do ambiente, envolvendo todas as webs), Preferências da Web (nível da web, envolve somente seus tópicos), Preferências do Tópico (nível do tópico, são suas permisões) e Preferências do Usuário (define sua forma de interagir com o ambiente).
- Trancamento de Tópico. Impede que usuários editem o mesmo tópico simultaneamente, o que poderia facilmente causar conflito de versões.
- "Referenciado por" lista tópicos que apontam para o tópico em vista.
- A segurança é vista como um dos pontos mais importantes do sistema.
- inumeras outras funcionalidades já foram ou podem ser implementadas e acopladas ao sistema como plugins
Usos
Os usos são inúmeros. A principio, o que puder ser feito digitalmente de forma colaborativa, deve valer a pena fazer com TWiki. Excluindo casos raros realmente inadequados, podemos listar usos interessantes desse ambiente:
- Sítios de internet de conteúdo incremental e/ou mutável. Sítios onde a renovação contínua de conteúdo é importante. Nisso a maioria dos sítios de internet poderiam se incluir, mas é preciso uma atitude colaborativa da equipe de conteúdo, é preciso conhecer a cultura wiki, para que isso seja válido.
- Desenvolvimento passo-a-passo de conteúdo. Onde o indivíduo ou o grupo (de preferência um grupo) não tem o conteúdo no início do projeto, mas é preciso disponibilizar o que é conseguido a cada passo ou pelo menos centralizar e gerênciar a documentação do conhecimento desenvolvido ou apreendido. Alguns exemplos:
- Grupos de Estudo;
- Grupos de Pesquisa Ciêntifica;
- Grupos de Tradução;
- Desenvolvimento de Documentação e Cursos (como esse), dentre outros exemplos.
- Livros e Enciclopédias. Livros podem perfeitamente ser desenvolvidos sobre uma plataforma colaborativa, apesar de até o momento, infelizmente, não se ter exemplo de tal. Existe um bom exemplo de enciclopédia na web desenvolvida sob uma ferramenta wiki, a Wikipedia (não usa TWiki). Essa enciclopédia mostrou o poder da colaboração para o mundo, juntando um número impressionante de verbetes em apenas um ano. Pela própria Wikipedia (Sobre): "O projeto Wikipedia foi iniciado em janeiro de 2001 e atualmente (Março de 2004) já foram criados mais de 600 mil artigos em dezenas de línguas (4519 artigos na versão em português). Todos os dias, centenas de colaboradores de todas as partes do mundo editam milhares de artigos e criam muitos artigos inteiramente novos."